#4 receitas para uma pessoa (quando essa pessoa é desastrada e impaciente) + livros que combinam com a vibe
Eu adoro cozinhar.
Porém, devo dizer que a frase que você acabou de ler possui algumas limitações específicas. A primeira é que se ao abrir uma receita eu encontrar: 1 (uma) xícara de chá de pó de chifre de unicórnios alados de pelagem azul-turquesa, eu desanimo. Preciso de ingredientes simples que eu consiga encontrar na minha geladeira no momento exato em que eu tiver um ataque de How I love being a woman!, o que pode acontecer a qualquer momento do mês, especialmente quando estou precisando ir ao supermercado.
Além disso, é meio difícil encontrar receitas em porções pequenas. Geralmente, ao cozinhar doces, eu preciso que eles terminem rápido, porque minha vontade por açúcar é bem momentânea e eu odeio desperdícios.
Por último, e não menos importante, eu não posso passar tempo demais na cozinha. Receitas com muitas etapas ou com muitas pausas (para descansar, para esfriar, para levedar… aff!) geralmente dão errado comigo porque não sei esperar o tempo certo. Só para você ter uma ideia, aqui vai uma foto do meu bolo de aniversário cujo papel de arroz ficou todo enrugado porque decorei enquanto ainda estava quente:
Bom, se você se identificou com o tipo de cozinheira que eu sou e continuou lendo essa newsletter apesar da prolixidade do meu discurso, saiba que eu coloquei aqui algumas das receitas que encontrei (ou inventei), prometendo a você que além de deliciosas, são fáceis de preparar. E porque sou uma boa irmã mais velha também vou te indicar livros que combinam com elas para você ler enquanto aproveita seu momentinho Masterchef, ok?
Vamos lá!!
Ice coffee da vit
Essa receita é 100% minha e eu a inventei porque ficava com pena de jogar fora o tanto de café que sobrava da manhã (não recomendo fazer com café do dia anterior!!). Você pode adaptar com pedaços de chocolate, usar leite de amêndoas em vez de leite comum, enfim… Dê sua carinha para a receita. Ela combina muito bem com as receitas doces que vou ensinar nos próximos tópicos, então chega de enrolação e vamos!!!
sobras de café coado (aproximadamente 1 xícara)
três colheres de sopa de achocolatado em pó (ou mais, se você quiser)
muitas pedrinhas de gelo para ficar bem cremoso
algumas gotinhas de essência de baunilha
canela em pó (opcional)
chantilly ou marshmallow para decorar (opcional)
leite (aproximadamente 1 xícara)
Em um liquidificador, coloque o café, o leite, o achocolatado (eu uso Nescau, então não coloco açúcar, porque já fica docinho), a baunilha e o gelo e bata bem até ficar com uma espuminha cremosa. Coloque em um copo bem aesthetic, decore com chantilly e canela em pó, poste e me marque!!! (As duas últimas etapas interferem muito no sabor da bebida \o/).
Livro: Acho que esse café desafia as leis tanto quanto um escritor cristão criando uma história narrada pela perspectiva do diabo. Curta seu ice coffee enquanto leva uns tapas de Cartas de um diabo a seu aprendiz e aproveite o copo gelado para esfriar a cabeça quando seus pecados forem denunciados com o sarcasmo de C. S. Lewis. Boa sorte!!! (você vai precisar).
Aveioca de chocolate
Se você não pulou a receita de cima, saiba que essa aqui poderia estar junto com ela porque são super casalzinho. Aveioca de chocolate é um dos meus doces favoritos para comer no café da manhã e ele marcou os dias em que eu estava escrevendo o livro que vou recomendar lá embaixo. Pronta?
1 ovo
5 colheres de sopa de aveia (em flocos finos ou grandes ou farelo)
4 colheres de sopa de achocolatado em pó (ou mais)
Unte uma frigideira antiaderente com um fiozinho de azeite ou um pouquinho de manteiga e coloque no fogo baixo. Enquanto aquece, misture o ovo (pode colocar um pouquinho de essência de baunilha para tirar o cheiro forte do ovo que aqui no Pará chamamos de pitiú), a aveia e o chocolate até formar uma massinha e despeje na frigideira.
Use uma frigideira bem pequenininha para não correr o risco de queimar a massa se ficar fina demais. Assim que despejar, tampe a panela e deixe por uns quinze a trinta segundos. Quando a massa estiver firme por baixo, vire, tampe novamente e desligue o fogo.
Nota: eu gosto do meio da panqueca um pouco molinho então desligo o fogão assim que viro, mas se você quiser ela completamente seca e cozida, deixe por mais uns segundos antes de girar o botão, só cuidado para não queimar!!!
Você também pode colocar morangos, pasta de amendoim ou creme de avelã para incrementar. Volta aqui e me diz se não é muito bom?? ;)))
Livro: Como eu disse, aveioca de chocolate era o meu go-to enquanto eu escrevia Círculos não são infinitos. A primeira cena do livro é um café da manhã, então se você gosta de vibe aconchegante + pensamentos confusos + viagem do tempo, espero que goste do meu continho <3
P.S.: em breve teremos o livro em versão física, se você for do time “quero na estante”, pode se inscrever na lista de espera bem aqui.
Panquecas fofinhas
Ok, essa talvez não seja tãaao simples quanto as outras, mas eu prometo que você vai me agradecer por te ensinar o truque das fluffy pancakes.
1 ovo
½ xícara de leite
2 colheres de sopa de manteiga
2 colheres de sopa rasas de açúcar
½ colher de sopa de fermento em pó
1 colher de sopa de óleo
1 xícara de trigo (se a massa ficar muito líquida, pode colocar um pouco mais, a consistência tem que ser tipo leite condensado)
No liquidificador, bata beeem o ovo com um pouquinho de essência de baunilha (para tirar o pitiú, lembra?), depois coloque o açúcar e bata mais um pouquinho. Depois coloque o leite e o oléo e bata de leve para misturar. Por último, o trigo e o fermento, que você pode misturar à mão em uma vasilha. Não deixe grominhos de trigo, hein!!
Unte uma frigideira antiaderente com um fio de óleo ou um pouquinho de manteiga, deixe aquecer em fogo baixo e com uma concha de sopa, distribua pequenos discos. Tampe por alguns segundos e quando firmar vire e deixe mais alguns segundos. Repita o processo até terminar a mistura.
Nota: Se quiser uma opção salgada e sua frigideira for uma antiaderente boa, coloque uma fatia de queijo para derreter antes de colocar a massa da panqueca, fica com gosto de crepe!!
Livro: Panquecas me passam uma vibe sessão da tarde e conheço muitos livros maravilhosos com essa vibe. Se você gosta de praia e surfe, recomendo No final daquele dia. Se quer lembrar dos clássicos americanos adolescentes, leia O Sol está sempre lá. Caso seja amante de música, leia Sons de ferrugem e ecos de borboleta. E caso goste de uma vibe mais outonal e intimista, leia Querido Coração Acelerado.
Se quiser mais indicações, siga meu bookstagram @jesuschuvaelivros ;))
Monteiro-Lopes
Descobri há um tempo que esse doce só existe aqui no Pará e fiquei com dó do resto do Brasil por não experimentar essa preciosidade. Monteiro-Lopes está para nós, belém city girlies como brigadeiro está para as demais garotas. E além de ser delicioso, o divo tem sua própria fanfic:
Dizem que as famílias Monteiro e Lopes eram donos de padarias rivais. Acontece que o filho de uma das famílias se apaixonou pela filha da outra família. Como não poderia pôr fim às brigas, ele resolveu criar um doce, com duas metades diferentes, e colocar o sobrenome das duas famílias para finalmente ter a aprovação para o namoro dos dois. Odeio não saber o final da história, mas, pelo menos, posso inventar um final feliz sempre que cozinho hihi.
uma porção de margarina
o dobro da porção de trigo
(tipo, se você usar uma xícara de trigo, use quase meia de margarina)
achocolatado ou brigadeiro
açúcar a gosto
Misture o trigo e a margarina até formar uma massinha uniforme. Se tiver muita dificuldade, pode colocar mais margarina até dar ponto ou misturar com um pouquiiiinho de água (só um pouco hein!!). Coloque as mãos na massa e faça pequenas bolinhas, achatando as pontas depois em um losango gordinho e arredondado e leve ao forno a 180ºc até que, ao sacudir a assadeira, todos os biscoitos se soltem (o tempo depende da quantidade de massa, mas leva uns vinte minutos em média).
Espere esfriar (ou não, se você for como eu) e mergulhe os biscoitos até a metade em uma caldinha de chocolate (feita com achocolatado e água) ou brigadeiro, e depois passe no açúcar.
Eu vendia esse doce na faculdade para me ajudar a pagar a passagem e a impressão de materiais, então cuide bem dessa receita, ela é importante para mim ;))
Livro: Monteiro-Lopes me lembra infância, então leia um livro escrito para crianças e volte a ser uma! Recomendo A Cadeira de Prata (minha crônica de Nárnia favorita).
Biscoitos de Ayah
Essa receita é inteiramente minha e foi colocada em um dos meus livros, então você provavelmente sabe qual vai ser a indicação no final. Sempre fiz esses biscoitos enquanto conversava com Jesus ou cantava Gable Price com ele na cozinha. Esses biscoitos me lembram o meu Amado.
Vamos à receita:
1 ovo
2 xícaras de aveia em flocos, farelo ou farinha de aveia
3 colheres de canela em pó (ou mais)
4 colheres de sopa de margarina
1/2 xícara de trigo
1 colher de sopa rasa de fermento em pó
raspinhas de laranja (opcional, mas faz muita diferença!!!)
(se o ovo for menorzinho, pode ficar um pouco seco, então você adiciona mais um ou adiciona um pouco mais de manteiga)
Misture todos os ingredientes secos, deixando por último a margarina e o ovo. Recomendo fazer um furinho no meio da massa e quebrar o ovo por último, bem no centro, porque faz você se sentir muito chef (mas não faz diferença na receita hihi).
Faça pequenas bolinhas achatadas e leve ao forno a 180ºc até os biscoitos se soltarem da assadeira ou à air fryer por cerca de trinta minutos (abra a air fryer quando começar a sentir o cheirinho de canela pela casa). Experimente com chá de maçã ou de gengibre.
Livro: Colocar os biscoitos que marcaram minhas conversas com o Senhor na cenas em que um personagem meu conversa com a representação de Cristo em Aurora foi um dos pontos mais especiais de conexão entre o que escrevo e o que vivo. Espero que esssa e outras cenas da minha distopia cristã façam você enxergá-Lo na sua rotina, porque Ele está sempre perto <3
Espero que tenham gostado das receitinhas e das indicações.
Até a próxima, amores ;))
Eu odeio cozinhar, mas você me deixou com muita vontade desse ice coffee e dos biscoitos de canela de Ayah🥹 — vou tentar fazer qualquer dia desses (que Ayah me ajude a não incendiar a cozinha)
qca por aqui 🥹